DEFICIÊNCIA DE CRESCIMENTO PODE SER POR GH DIMINUÍDO

OSTEOPOROSE E OSTEOPENIA

17 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: SOBREPESO, OBESIDADE, OBESIDADE ABDOMINAL, INTRA-ABDOMINAL, CENTRAL, VISCERAL

PODEM LEVAR AO DESENVOLVIMENTO DA OSTEOARTRITE NOS JOELHOS, DIMINUINDO EM MUITO A QUALIDADE DE VIDA, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2, DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DISLIPIDEMIA, HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA, PORTANTO O TRATAMENTO DA OBESIDADE É SÉRIO E DEVE SER INICIADO O QUANTO ANTES.

Numa população com 50 anos ou mais, cerca de milhões de indivíduos têm a qualidade de vida comprometida devido à osteoartrose dos joelhos, à obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) ou à combinação dessas duas condições, se tornando o risco particularmente elevado quando associadas à co-morbidades, podendo aumentar o risco de mortalidade. Foi feita uma pesquisa, levando-se em conta o sexo dos indivíduos que apresentavam osteoartrose dos joelhos associada à obesidade (sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, central, visceral) e a suas co-morbidades associadas, indicando que os não obesos com idades entre 50 a 84 anos podem com o passar dos anos apresentarem osteoartrose em um dos joelhos, diminuindo assim sua qualidade de vidaOs indivíduos adultos obesos têm maior probabilidade de desenvolver osteoartrose em ambos os joelhos, levando a uma perda importante da qualidade de vida. As mulheres negras e as latino-americanas obesas, têm mais propensão de desenvolverem osteoartrose dos joelhos em comparação com as magras sem osteoartrose. Observou-se que os indivíduos negros e latino-americanos são mais suscetíveis a aconselhamentos sobre a mudança de hábitos de vida que devem ter, para melhorar a qualidade de vida uma vez que eles serão beneficiados e se esse aconselhamento for feito por pessoas da mesma raça e sexo. Se a prevalência da obesidade pudesse ser reduzida aos níveis observados há uma década, poderia haver um significativo aumento da qualidade de vida relacionada à redução de doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, e artrose dos joelhos.
Encontrar estratégias de emagrecimento pode ser desafiador para os pacientes com osteoartrose dos joelhos, uma vez que se quiserem praticar atividade física, alguns exercícios são contra-indicados para indivíduos com osteoartrose, mas se fizerem atividade física com boa orientação estes indivíduos só terão a ganhar, uma vez que a perda de peso leva à melhor qualidade de vida e diminui os riscos das co-morbidades, a longo prazo.O fator de maior importância aqui, não é tanto o índice de massa corporal (IMC), mas sim a interação dos osteófitos (pontas dos ossos) nos joelhos, levando a uma menor longevidade e maior risco de co-morbidades (complicações que aparecem junto). 

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1.O hormônio do crescimento (somatotrofina – HGH) possui um eixo de atividade metabólica no organismo, é importante desde a fase intra – útero?
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com

2.Em geral, quase todos os nascidos de tamanho pequeno para a idade gestacional (PIG) está associado à diminuição da produção natural em quantidade correta do hormônio em crescimento? 

http://crescermais2.blogspot.com

3.A produção do hormônio de crescimento (somatotrofina – HGH) é maior na fase intra-útero e declina até a melhor idade de forma significativa?
http://metabolismocontrolado.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA. 


Referências Bibliográficas:
Elena Losina, PhD, do Brigham & Women's Hospital em Boston, Massachusetts, e colegas; Roland Moskowitz, MD, diretor da Reumatologia Unidade de Pesquisa Clínica da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio; Nortin M. Hadler, MD, professor de medicina e microbiologia / imunologia da Universidade de North Carolina em Chapel Hill; Ann Intern Med.. 2011, 154:217-226. 









Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz